servicos-correia-dentada

Correia Dentada

Serviço de Correia Dentada

CORREIA DENTADA

Correia dentada é uma correia de borracha com ranhuras na parte interna, que conecta a cambota e a árvore de cames do motor do carro. Devido a êmbolos, a cambota roda através das correias de ligação. Esta função é semelhante à da rotação da roda dentada da bicicleta. A árvore de cames abre as válvulas acima do pistão. Para fazer isso, é necessário sincronizar a rotação da árvore de cames e da cambota. Para este efeito, a correia dentada ou correia sincronizadora é necessária. Com a ajuda dos dentes, a correia conduz as polias de eixo e estabelece as suas rotações.

Se você quiser substituir a correia, não vale a pena fazer isso sem necessidade. As instruções de carros modernos contêm informações completas quando chega a hora de substituir a correia sincronizadora. Como regra de substituição, quando o carro atinge 100.000 quilômetros, mas para cada carro este limite é individual. A correia sincronizadora, além da cambota e da árvore de cames toca outras peças, o que reduz a vida útil da correia. Se a correia leva também à bomba de água, então você vai precisar de substituir tanto a correia como a bomba de água. Ainda mais, por causa das características de desenho de alguns motores, a correia dentada ou correia sincronizadora não pode ser substituída sem remover a bomba de água.

Como descobrir o mau funcionamento da Correia Dentada?

Primeiro, realize o diagnóstico de som, que inclui a escuta atenta dos sons na área do sistema de distribuição durante o funcionamento. As avarias são manifestadas por ruídos, batimentos, ruídos ásperos, e sons de clique. Se forem ouvidos ruídos estranhos, inspecione a correia de distribuição e os elementos adjacentes.

Durante a inspeção, preste atenção ao estado da superfície de funcionamento da correia. Não deve ter fendas, saliências, locais com rasgos ou vestígios de óleo, e os lados e os dentes devem ser livres de cortes, reentrâncias e arranhões.

Além dos defeitos visíveis, as avarias dos rolos são manifestadas pela livre atuação ou ruído quando são rodados manualmente.

O exame de rotina deve ser realizado após cada 50-75 mil quilómetros de quilometragem. Muitos proprietários de automóveis confiam os diagnósticos a uma estação de serviço, para que tenham acesso à correia de distribuição, aos elementos do sistema que são para serem desmontados.

Pode notar que o kit da correia de distribuição precisa de diagnóstico, pelos seguintes sintomas:

  • os gases de escape ficam enegrecidos;
  •  
  • durante o funcionamento, o motor vibra excessivamente;
  •  
  • durante a operação, um forte ruído é ouvido do sistema de distribuição;
  •  
  • o tempo de distribuição é interrompido;
  •  
  • a potência do motor é reduzida.

 

Troque a correia dentada

A falha da correia de distribuição é removida pela substituição. Mesmo se o componente parecer normal, é aconselhável substituí-lo numa base programada, após cada 60 a 90 mil quilómetros de quilometragem. Observe que a correia dentada deve ser substituída em conjunto com outras peças da engrenagem de distribuição, os rolos em particular.